O COLETIVO ZINE É UMA AÇÃO CONJUNTA. A PROPOSTA É REUNIR DIVERSOS FANZINEIROS OU CRIADORES INDEPENDENTES E PRODUZIR UM TRABALHO COLETIVO. CADA PARTICIPANTE CONTRIBUI DA FORMA COMO PUDER, SEJA NA CRIAÇÃO, MONTAGEM, EDIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO. O IMPORTANTE É SOMAR ESFORÇOS. E ASSIM MULTIPLICAR A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DE CADA AUTOR E DIVIDIR O TRABALHO. SE DER CERTO,CONSEGUIREMOS CHEGAR A NOVOS LEITORES QUE JAMAIS CONHECERIAM NOSSO MATERIAL SE O PROMOVÊSSEMOS ISOLADAMENTE. E NA PIOR DAS HIPÓTESES, AO MENOS TEREMOS UMA DESCULPA PARA INSANAS FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO E LANÇAMENTO DE ZINES. ENTÃO, MÃOS À OBRA. MISTURE-SE.

domingo, 30 de abril de 2017

Memórias de um operário II


Por: Alexandre Mendes

 Nessa época, eu vendia blusas de banda de rock na Praça São João, em frente a Secretaria de Educação. Tinha que chegar cedo para pegar a sombra do telhado do prédio público, ao meio dia. 
Foi alí que conheci muitos ambulantes, com mercadorias variadas. Gostava de trocar idéia com os africanos. Esse grupo tem crescido no mercado informal, cada vez mais. Normalmente, comercializam cintos e produtos de beleza feminino. São angolanos, quenianos, argelinos. Eu gostava muito de praticar o meu inglês com os quenianos.
   Conheci um cara recém chegado da Paraíba. Seu nome era Antônio. Seu irmão era pipoqueiro na região. Antônio estava hospedado na casa dele. Vendia guaravita, cerveja e refrigerante, em um isopor amarrado em um carrinho de duas rodas. 
Cada rua tem o seu horário para ser liberada para os camelôs. O rapa para de enfernizar a vida dos camelôs na Avenida Amaral Peixoto às 19:00 da noite. "Após esse horário é difícil de haver algum tipo de fiscalização." - Pensava eu.
   Chamei Antônio para conhecer o pico mais movimentado, após às 19:00. Ele me acompanhou. Montamos nossos apetrechos na lateral da Avenida. Por um instante, dei as costas para minha grade.  Antônio tinha ido procurar um banheiro e eu fiquei vigiando o carrinho dele. Enquanto eu vendia um guaravita, o rapa veio por trás de mim e tomou a minha grade. Tentei argumentar, mas eles me cercaram. Jogaram a minha grade dentro da Kombi. 
De repente, Antônio apareceu, mas já era tarde: o rapa já estava tomando a mercadoria dele. 
Ele seguiu o meu conselho e segurou o carrinho. Os discípulos de Satanás levaram somente o isopor e toda a mercadoria que tinha dentro do carrinho. 
Enquanto a Kombi se distanciava da gente, uma cena inusitada se desenrolava perante os meus olhos: Antônio, paraibano, recém chegado ao Rio de Janeiro, sentou no meio fio e chorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário