O COLETIVO ZINE É UMA AÇÃO CONJUNTA. A PROPOSTA É REUNIR DIVERSOS FANZINEIROS OU CRIADORES INDEPENDENTES E PRODUZIR UM TRABALHO COLETIVO. CADA PARTICIPANTE CONTRIBUI DA FORMA COMO PUDER, SEJA NA CRIAÇÃO, MONTAGEM, EDIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO. O IMPORTANTE É SOMAR ESFORÇOS. E ASSIM MULTIPLICAR A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DE CADA AUTOR E DIVIDIR O TRABALHO. SE DER CERTO,CONSEGUIREMOS CHEGAR A NOVOS LEITORES QUE JAMAIS CONHECERIAM NOSSO MATERIAL SE O PROMOVÊSSEMOS ISOLADAMENTE. E NA PIOR DAS HIPÓTESES, AO MENOS TEREMOS UMA DESCULPA PARA INSANAS FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO E LANÇAMENTO DE ZINES. ENTÃO, MÃOS À OBRA. MISTURE-SE.

domingo, 30 de abril de 2017

Bakunin e a Internacional

 Por: Alexandre Mendes

Michail Bakunin nasceu na Rússia , em 1814. Mesmo sendo de ascendência nobre, Bakunin não seguiu os passos desejados por sua família, tornando-se um dos formuladores do anarquismo e revolucionário, após ser influenciado pelas leituras de¹ Fichte e ²Hegel. Bakunin viveu as revoluções parisienses de 1848.

Foi entregue a polícia czarista, após a sua efetiva participação nas revoluções de 1849, em Dresden (Alemanha). Foi, então, deportado para a Sibéria, de onde acabou fugindo.

Em 1864, Bakunin foi para Londres e encontrou-se com Karl Marx. Ele, então, pediu a Bakunin que fundasse algumas seções da Internacional na Itália, a fim de combater a hegemonia ³Mazziniana no meio operário. Bakunin aceitou a proposta de Marx e fundou, em 28 de setembro de 1868, a Aliança Internacional da Democracia Socialista, com posições federalistas e ideário proudhoniano. A Aliança, também, foi influenciada pelos carbonários.

Em 31 de janeiro de 1869, é fundada a 1ª Seção italiana da Internacional e, um mês depois, ela é admitida na AIT.

A Internacional

A Associação Internacional dos Trabalhadores foi fundada em 28 de setembro de 1864, em Londres.

1ª Fase

De hegemonia dos proudhonistas, das seções francesas. (Adeptos do Mutualismo)

2ª Fase

De hegemonia Bakuniniana, com ênfase no Coletivismo. O fato ocorrera após o enfraquecimento das seções francesas.

Nos Congressos de Bruxelas (1868) e da Basiléia (1869), venceu o idealismo coletivista que, aparentemente, se aproximava do Comunismo de Marx. Entretanto, Bakunin e Marx não se entendiam, pois  Bakunin pregava a destruição dos Estados, enquanto Marx não adotava tal posição, claramente.

Mas, foi durante a Resolução IX, da Conferência de Londres de 1871, que os dois movimentos entraram em choque. Os libertários não admitiam o uso da política partidária, para fins revolucionários.

Marx, então, defendeu a centralização da AIT , junto com o Conselho Geral, fundando o Comitê Federal de Genebra.

  Em resposta, os libertários da Federação Romana da Internacional proclamaram a fundação da Federação do Jura, no Congresso de Soinviller, em 12 de novembro de 1871.

Durante o congresso, a Federação do Jura acusou Marx e o Conselho Geral de hierarquização e autoritarismo, quanto a sua posição ideológica, dentro da AIT.

Michail Bakunin faleceu em Berna (Suíça), no dia 1º de julho de 1876.



¹FICHTE, Johann Gottlieb - Filósofo alemão.  Contrariou Kant, tomando o Eu como absoluto. (1762-1814)

²HEGEL ,Georg Wilhelm Friedrich – Filósofo alemão. Teórico da Tese, Antítese e Síntese. Influenciou a obra de Marx. (1770-1831)

³ Giuseppe Mazzini – Defensor da unificação italiana e do republicanismo, recusou-se a fazer alianças, com marxistas e monarquistas. (1805-1872)


Texto de Apoio: Da Primeira Internacional a Internacional antiautoritária. Revoluções. Ed. Três, 1973. Pag. 347

Nenhum comentário:

Postar um comentário